O álbum Dark Side Of The Moon está completando 50 anos e vamos falar sério desse disco icônico
Em 1 de março de 1973, a banda britânica Pink Floyd lançou seu oitavo álbum de estúdio, intitulado “The Dark Side of the Moon”.
O álbum é considerado uma obra-prima da música progressiva e é um dos álbuns mais influentes de todos os tempos.
Neste artigo, vamos explorar algumas curiosidades e fatos desconhecidos sobre o álbum e sua criação.
O álbum foi gravado no lendário estúdio Abbey Road
“The Dark Side of the Moon” foi gravado no famoso estúdio Abbey Road em Londres, Inglaterra.
O estúdio é conhecido por ter produzido muitos álbuns clássicos, incluindo o icônico “Abbey Road” dos Beatles.
A equipe de produção incluiu nomes famosos como o produtor Alan Parsons e o engenheiro de som Chris Thomas.
Site oficial do Pink Floyd: https://www.pinkfloyd.com/
O álbum levou mais de um ano para ser gravado
Embora “The Dark Side of the Moon” seja um álbum relativamente curto, com pouco mais de 42 minutos de duração, ele levou mais de um ano para ser gravado.
A banda passou meses experimentando diferentes sons e técnicas de gravação, e muitas das faixas foram gravadas várias vezes antes de serem finalizadas.
“The Dark Side of the Moon” na Rolling Stone: https://www.rollingstone.com/music/music-album-reviews/the-dark-side-of-the-moon-103767/
O álbum foi inspirado em parte pelo livro “The Psychedelic Experience”
“The Dark Side of the Moon” foi em parte inspirado pelo livro “The Psychedelic Experience”, de Timothy Leary, Ralph Metzner e Richard Alpert.
O livro é uma adaptação da “Tibetan Book of the Dead” e explora as experiências psicodélicas através de um modelo de estágios.
O álbum apresenta várias referências à jornada descrita no livro, incluindo a faixa “Brain Damage”.
A icônica capa do álbum foi projetada por Storm Thorgerson
A capa do álbum é uma das mais reconhecidas na história da música.
Foi projetada pelo artista britânico Storm Thorgerson, que também trabalhou em outras capas de álbuns do Pink Floyd, incluindo “Wish You Were Here”.
A capa apresenta um prisma quebrando a luz em um espectro de cores, com o nome da banda e do álbum em letras brancas.
O álbum é considerado um dos mais vendidos de todos os tempos
Desde o seu lançamento em 1973, “The Dark Side of the Moon” vendeu mais de 45 milhões de cópias em todo o mundo. É um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos e permanece popular até hoje.
A faixa “Money” apresenta um solo de guitarra totalmente incomum que usa um efeito de envelope filter. O efeito faz com que a guitarra soe como se estivesse falando, e o solo se tornou um dos mais reconhecidos da história do rock.
Ao longo do álbum, há trechos de entrevistas com pessoas sobre temas como dinheiro, trabalho e morte.
Esses trechos foram usados para complementar a narrativa temática do álbum e adicionou uma dimensão conceitual mais profunda à obra.
O álbum foi influenciado pela morte do pai do baixista Roger Waters
A morte do pai do baixista Roger Waters em combate na Segunda Guerra Mundial teve um impacto profundo em sua vida e trabalho criativo.
Muitas das letras do álbum abordam temas como a morte, o medo e a ansiedade, e a faixa “The Great Gig in the Sky” apresenta vocais emocionais da cantora Clare Torry que foram inspirados pela morte do pai de Waters.
O Pink Floyd experimentou técnicas de gravação inovadoras
Durante a gravação do álbum, a banda experimentou com uma série de técnicas de gravação inovadoras que se tornaram marcas registradas do som do Pink Floyd.
Isso incluiu a criação de loops de fita que foram repetidos em toda a faixa, bem como o uso de sons eletrônicos e de sintetizador que ajudaram a criar o som etéreo e atmosférico do álbum.
O álbum foi gravado enquanto o Pink Floyd tocava em turnê
Uma das coisas mais impressionantes sobre “The Dark Side of the Moon” é que grande parte do álbum foi gravado enquanto a banda estava em turnê.
A banda tocava músicas do álbum ao vivo, e muitas das gravações do álbum foram feitas em hotéis e salas de concertos em todo o mundo.
A música “Eclipse” encerra o álbum com uma nota positiva
Embora grande parte do álbum lide com temas sombrios e introspectivos, a música final, “Eclipse”, termina o álbum com uma nota positiva e otimista.
A música inclui a letra “All that you touch / And all that you see / Is all your life will ever be”, que sugere que a vida pode ser o que você faz dela, e que há uma esperança no final de cada jornada.
Entrelinhas
“The Dark Side of the Moon” é um álbum que continua a ser um marco na história da música e é amado por fãs de todas as idades.
A combinação de letras profundas e experimentação sonora inovadora criou uma obra-prima que permanece relevante até hoje.
Com esses fatos e curiosidades desconhecidos, agora podemos apreciar ainda mais a riqueza e a complexidade deste álbum icônico.
Leia mais: https://fliperamanews.com/o-album-de-estreia-do-kiss-complata-49-anos/