Pela primeira vez no Brasil, comemorando 50 anos de carreira, cantora de 71 anos faz show em 8 cidades
Com 50 anos de carreira, Bonnie Tyler vem pela 1ª vez no Brasil e fãs esperam ouvir seus grandes clássicos que já venderam mais de 100 milhões de discos na sua carreira.
Sua voz rouca se deve a uma cirurgia nas cordas vocais e é uma das coisas mais citadas pelos fãs quando falam de sua carreira.
Seus maiores sucessos com certeza não ficarão de fora de seus shows no Brasil, como:
“Total Eclipse of the Heart”
“It’s A Heartache”
“Holding Out For A Hero”
Total Eclipse of the Heart
Sem dúvida o maior sucesso de Bonnie Tyler, só no Youtube são mais de 1 bilhão de views, algo quase surreal.
Ao recordar a época da gravação do clipe Bonnie Tyler declarou:
A cantora nunca escondeu o desejo de trabalhar com Jim Steinman (grande produtor e perito em lançar belas baladas de nomes como Celine Dion e Air Supply), no início de sua carreira, mas na época muitos lhe disseram que ele jamais aceitaria.
Para a felicidade da cantora (e a nossa também) ele não só aceitou, como ofereceu a música “Total Eclipse Of The Heart” para a cantora, música que ele havia feito anos atrás.
Bonnie diz ter aprendido a música (Total Eclipse) só com o piano. Jim tocava e Rory Dodd cantava a letra direto da partitura, já que a cantora não lê partituras.
Na gravação do estúdio, Bonnie Tyler, cita que Jim Steinman sabe exatamente o que fazer, pois tudo está dentro da sua cabeça, mesmo sendo um ritmo lento de gravação, ela trabalhou com alguns músicos da E Street Band (banda do Bruce Springsteen) no álbum.
Foi um grande momento dos anos 80, mais precisamente em 1983, e a música foi primeiro lugar nos Estados Unidos, Reino Unido e muitos outros lugares pelo mundo.
Bonnie Tyler comentou que a primeira vez que ouviu a música apenas uma palavra vinha em sua mente: “UAU!”
Mas na época, a música era muito longa, tinha mais ou menos oito minutos, e a cantora achou que por ser longa demais não tocaria nas rádios. O jeito foi Jim editá-la para quatro minutos.
A cantora ainda tinha um grande desafio, segundo ela, que odeia fazer os vídeos. Mesmo assim o vídeo clipe foi indicado ao Grammy, porém, sua disputa na época era bem ingrata, nada mais nada menos que Michael Jackson, com Billie Jean, e Irene Cara, com Flashdance disputavam o prêmio na mesma categoria.
A pressão de repetir o sucesso
Agora o desafio era atingir um novo sucesso igual ou maior que “Total Eclipse Of The Heart”, uma missão nada fácil.
Mesmo tendo um álbum de sucesso, foi difícil seguir na carreira, que ainda levaria um tempo, mas o destino reservada outra grata surpresa.
Sua música “Holding out For a Hero” entra no filme Footloose, na icônica cena da disputa dos tratores em 1984. A música está entre um pequeno hall das que a cantora mais gosta de cantar.
Na época muitos críticos a chamavam de “versão feminina de Rod Stewart”, comparação que a cantora sempre gostou muito. Quando jovem Bonnie Tyler era fã de Tina Turner e Janis Joplin, cantoras que sempre foram grandes inspirações em sua carreira.
Rod Stewart, aliás, regravou o grande sucesso de Bonnie Tyler, “It’s A Heartache”, que na minha opinião ficou espetacular como a original.
O cuidado com a voz
O início da carreira da cantora não foi nada fácil, ela tinha nódulos nas cordas vocais e teve que fazer uma intervenção cirúrgica para tirá-los. As recomendações médicas da época eram de não falar por seis semanas.
“Lost In France”
Bonnie Tyler tem um treinador de voz, com quem mantém contato de três a quatro vezes por semana, e sempre antes de cada show ela liga para ele e juntos fazem exercícios vocais pelo telefone.
Veja as datas e locais de shows de Bonnie Tyler no Brasil
- 4 de novembro – Tubarão (SC) Arena Multiuso Prefeito Estêner Sorato da Silva
- 5 de novembro – Santa Catarina, Hard Rock Live
- 11 de novembro – Curitiba, Teatro Positivo
- 12 de novembro – São Paulo, Tom Brasil
- 18 de novembro – Porto Alegre, Auditório Araújo Vianna
- 19 de novembro – Rio de Janeiro, Jeunesse Arena
- 26 de novembro – Goiânia, Goiânia Arena
- 27 de novembro – Salvador, Concha Acústica